10 de nov. de 2022

Filme: A Rede Social



Eu já tinha visto esse filme na época mais ou menos do seu lançamento, mas resolvi reassisti-lo para observar com mais detalhes o como o ambiente de negócios no corporativismo é ambicioso e ao mesmo tempo "nojento", envolvendo cifras bilionárias de investimentos e negócios a parte atropelando muitas vezes a amizade dos sócios e o bom senso. Mais uma vez, não vou descrever sobre o filme, pois a sinopse está em qualquer lugar na internet (os buscadores estão aí para isso).


Mark Zuckerberg, talvez seja um dos homens mais poderosos do mundo ao ser o fundador do Facebook, que este mais tarde viria ser integrado à firma "Meta", com o novo conceito de rede social ambientado na realidade virtual, o tal "Metaverso". Mas por trás da genialidade de Zuckerberg, há um homem polêmico e controverso para muita gente do planeta...


Universidade de Harvard sempre foi um local onde gênios foram descobertos e aprimorados, mas ao mesmo tempo tinha aquele ambiente de poder, vaidade e tentativa de reconhecimento científico que envolviam os jovens. E Zuck estava envolvido numa invasão do sistema de cadastros dos alunos da Universidade, mostrando que ele poderia hackear quaisquer sistemas da época, até o de Harvard. Porém, ele era mais introvertido com relacionamentos, tanto que ele tinha apenas um amigo verdadeiro, que este o ajudou até financeiramente para o projeto do "The Facebook" (que mais tarde foi retirado o "the"). Mark era introvertido, mas ao mesmo tempo, ambicioso e no decorrer do filme, percebe-se que ele acaba se envolvendo com o ex-dono do Napster, que era um corruptor, e Zuck foi sendo influenciado pelo mesmo a ponto de enxergar mais a grandeza do Facebook financeiramente custe o que custar, até mesmo roubando as ideias dos criadores originais do projeto, incluindo seu melhor amigo. E isso custou uma grande audiência judicial entre os envolvidos, sendo Zuck o réu principal.


Zuckerberg foi um visionário, mas ao mesmo tempo alienado com seus objetivos e seus sentimentos vingativos. A traição com seu melhor amigo fez com ele enxergasse somente as oportunidades sem dimensionar as consequências de seus atos. Visionário em suas perspectivas de redes sociais sim, mas não a ponto de se igualar a Bill Gates e Steve Jobs.


Se esse filme é 100% verídico eu tenho minhas dúvidas, mas me mostrou o quanto Mark foi um gênio e visionário em seus objetivos, mas ao mesmo tempo, foi um ambicioso e seu bom senso sendo questionado... e isso é até hoje, pois já vimos um monte de escândalos envolvendo divulgação de dados dos usuários a empresas para criar uma manipulação de informações e divulgações de propagandas em massa aos usuários de acordo com seus gostos. Mas isso é uma certa característica hipócrita das pessoas ao ver seu crescimento profissional e financeiro...


2 comentários:

  1. Eu preciso estar no estado de espírito certo pra assistir esses documentários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho quase certeza que você não vai nem ter vontade de ver esses filmes, haha.

      Excluir