1 de nov. de 2022

Game Nostalgia: StarFox 64 (Nintendo 64/3DS)


Após o grande sucesso do original StarFox, no SNES, a Nintendo, junto com seu grande produtor e criador do Mario, Shigeru Miyamoto, resolveram dar continuidade da saga no Nintendo 64. Mais uma vez, Fox McCloud e sua turma, nos comandos das naves Arwing Starlink, precisam deter o avanço do grande vilão Andross (o mesmo do jogo antecessor) de dominar o Sistema Layla (o Sistema Solar deles). Com a ajuda dos equipamentos e suprimentos da equipe do General Pepper, Fox parte do planeta natal Corneria em direção ao planeta Venom, onde está a base de Andross, passando por diversos obstáculos e outros planetas.

O esquema do jogo é semelhante da versão do SNES, com sua nave em 3a pessoa ou 1a pessoa dependendo da fase, mas com fases passando por hovercraft de Fox, dependendo da escolha de caminho. Logicamente, os gráficos, os sons e a jogabilidade são muito melhores com uma taxa de fps muito maior. A do SNES é meio sofrível jogando meio quadro a quadro, mas para época, foi um marco revolucionário, tirando "leite de pedra" do SNES. Aqui você deve continuar protegendo seus companheiros, evitando o máximo possível deles sofrerem baixa em suas naves e ficarem indisponíveis na próxima fase com as naves em conserto enquanto isso. Controle também é o mesmo no SNES: botão de tiro, de bomba, de aceleração, de freio e botões de topo fazendo inclinações laterais dependendo do lado do botão. O jogador ainda pode realizar manobras especiais com a nave, fazendo o famoso "barrel roll" (criando invencibilidade temporária enquanto gira), loopings e manobras de 180 graus. O tiro da nave também é carregável, deixando apertado o botão de tiro e em seguida, mirando no alvo, e por fim soltando o botão para ter um tiro teleguiado. Dependendo de como fechar cada fase, Fox pode ir a caminhos diferentes, deixando o jogo bastante jogável por várias vezes. 


Eu já tinha jogado a versão do Nintendo 64 na época, mas agora resolvi jogar a versão do Nintendo 3DS, com uma visão em 3D na tela superior e com "touch" na tela inferior, com gráficos um pouco mais elaborados devido ao hardware mais sofisticado do 3DS, podendo salvar sua jogatina entre as fases. Nessa versão também pode-se jogar com outro amigo utilizando outro 3DS e usando conexão bluetooth para uma batalha multiplayer. Mas em geral, o jogo é praticamente o mesmo da versão do 64. 


Muitos jogadores consideram o StarFox 64 como ainda a melhor versão, mesmo superando os games de GameCube e Wii. Eu não joguei tais versões, então não posso opinar sobre isso, mas com certeza, é superior à versão do SNES, especialmente com a melhor jogabilidade. Quem não conhece StarFox, joguem a versão do 64 ou 3DS. Atualmente a versão do SNES está bem defasada podendo ser meio incômoda a baixa taxa de fps, com quadro a quadro bastante evidente, mas para quem quer conhecer a origem de StarFox, vale uma conferida.



2 comentários: