7 de nov. de 2022

Filme Documentário: Caos e Ordem - A Ascensão de Jordan Peterson

Num mundo cada vez mais polarizado e "superficializado", pessoas defendendo suas próprias "ideologias", tentando "calar" umas às outras, eis que aparece um filósofo canadense até então desconhecido, chamado Jordan Peterson, cuja inspiração se baseava num filósofo chamado Carl Gustav Jung ((1875-1961), psiquiatra pai da Psicologia Analítica). Ele é o autor do livro "12 Regras para a Vida".


Peterson se retratava, porém jovens e pessoas que possuíam uma mentalidade do "politicamente correto", o tratavam como homofóbico e radical do "extremismo direitista", coisa que ele jamais mencionou sequer isso. Ele rejeitou taxativamente como um "herói" ou "manipulador da mentalidade", e sim, como um filósofo íntegro e analisador da mentalidade das pessoas no cotidiano para serem mais éticos e responsáveis pelos seus pensamentos e consequentemente, seus atos. Seu canal do YouTube "explodiu" de inscritos e visualizações, assim, atraindo atenção das mídias, que o acusavam de manipulador e perseguidor... bom, as mídias atuais estão cada vez mais "tóxicas" mesmo, pois estão perdendo popularidade e credibilidade cada vez mais, daí a "necessidade" dela atacar quaisquer ideias e fazerem "sensacionalismo" com pessoas que estão em ascensão de influência nas sociedades. 


Bom, qualquer um está observando que cada vez mais as pessoas estão ficando mais "abobalhadas" e rasas de pensamentos, sendo cada vez mais influenciadas por grupos e ideólogos que se aproveitam dessa fragilidade social e "bandeiram" em prol dessas ideologias tóxicas e macabras, até mesmo dentro das universidades e faculdades, através de professores que são intelectuais, mas com pensamentos estreitos de uma visão apenas de um lado, causando muitas vezes, a inversão dos valores éticos. É isso que pessoas como Jordan Peterson está analisando o caos que está se tornando na sociedade terrena.

Jordan Peterson é uma pessoa muito influente na sociedade norte-americana que nos mostra o que devemos analisar e contextualizar a mudança de comportamento da humanidade, mas sem extrapolar a conduta dos extremismos e do politicamente correto. Um homem corajoso que luta contra quaisquer ideologias (seja de uma lado ou de outro), onde a pessoa deixa de ser um home íntegro e passa a se conformar com as ideias da "massa", isto é, ser dependente de ideias de outros, tirando sua própria opinião e virtude. Porém, Peterson é extravagante em seus pertences caseiros (eu não teria coragem de ter quadros de Lenin, Stalin e outros genocidas em sua casa para reflexão da podridão que nomes da história fizeram). 

Mas enfim, por mais pessoas com pensamentos e críticas como Jordan Peterson neste mundo infeliz cheio de inversão de valores que precisamos resgatar urgentemente as virtudes da humanidade. O filme em si é bom, mas pode ser bastante sensível para pessoas que não gostam desses temas polêmicos. Portanto, assista se tem interessante nesse assunto da política/social da nossa atualidade, do contrário, passe longe do documentário, e firme com a sua própria ética e virtude.




Nenhum comentário:

Postar um comentário