20 de nov. de 2022

Game Nostalgia: Double Dragon II (NES)


Essa versão de Double Dragon para o Famicom/NES na época foi uma versão totalmente diferente da versão do fliperama, com uma jogabilidade similar ao jogo anterior do próprio Nintendinho, pois como o console de 8 bits da Nintendo era tecnicamente limitadíssimo, essa versão ficou bacana de acordo com a limitação técnica do videogame.

Sua história é a mesma da versão do arcade, com os irmãos Lee tendo que vingar o assassinato de Marian e acabar de vez com a gangue. Graficamente ficou superior em relação ao primeiro game do próprio Nintendinho, e aparentemente, os bugs que apareciam no primeiro jogo agora não aparecem. Os sprites dos personagens estão do mesmo tamanho, mas agora tem boa variedade de inimigos. O som é "ok", típico padrão do Nintendinho, mas com a trilha sonora sendo familiar em relação ao original do fliperama. O desafio aqui é que é digno dos jogos do Nintendinho mesmo, isto é, difíceis, pois muitos inimigos, se não souber os macetes certos, irão te surrar adoidado, perdendo muitas vidas, especialmente os inimigos mais adiantados das últimas fases. E para dificultar ainda mais, voltaram a inserir fases de plataformas, onde qualquer erro em sua performance nessas telas, você pode perder vidas de bobeira caindo em espinhos e precipícios. E para pular, você deve apertar os dois botões ao mesmo tempo, dificultando um pouco sua jogabilidade...


E falando em jogabilidade, para a sua época poderia até ser aceitável, já que tínhamos a limitação técnica e a falta de experiência em criar jogos beat en' up nos consoles de 8 bits. Mas ao tentar jogar hoje em dia, simplesmente você acha irritante. A taxa de colisão é falha, fazer voadoras e joelhadas aéreas é terrível, pelo menos para quem é iniciante no jogo. Você precisa ser cirúrgico no tempo certo para realizar tais ataques e muitas vezes, precisa fazê-los para derrotar os inimigos mais chatos e chefes irritantes. Muita gente fala que é errado dizer que o jogo "envelheceu mal", pois o jogo foi criado para se jogar em sua época e não na época atual, mas para quem acostumou atualmente com jogos mais fluídos não tem como não dizer que tal jogo "envelheceu bem, mediano ou mal". Por exemplo, Double Dragon para o Master System, achei os controles melhores que este jogo, apesar da jogabilidade daquele também não ser das melhores, e ambos foram criados praticamente na mesma época.


Mas acho que deve ser eu mesmo que fico com pé atrás para jogos de NES, pois são notoriamente bem mais difíceis que os jogos do Master System. Não que eu não goste de jogos difíceis, mas não curto é jogos que são difíceis pelos motivos injustos de inimigos serem apelões demais como nos jogos de fliperama em que a gente praticamente gastava muitas fichas para chegar mais longe, mesmo tentando achar técnicas para facilitar seu avanço no jogo, pois os inimigos controlados pela CPU eram fortes demais (drenando rapidamente sua vida) e usavam técnicas que eram impossíveis para serem executados pelo jogador humano. E em particular os jogos do Nintendinho, ou tinham pouquíssimos continues ou nem continues tinham algumas vezes, frustrando o jogador ter que recomeçar desde o começo do jogo várias e várias vezes. 


Por fim, não me dou bem com jogos do Nintendinho pela sua dificuldade elevada, por isso jogo-os pouco, mas de vez em quando, tento me desafiar com paciência e insistência, mas quando a diversão começa a comprometer a mim, eu largo o jogo.




2 comentários:

  1. O NES tem gráficos melhores do que eu imaginava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época, eu achava que era bem aquém em relação a do Master System. Hoje em dia eu acho até bacana pelo que oferecia.

      Excluir