21 de out. de 2015

Game: Call of Duty - Heroes (iOS / Android)


Acho que todo mundo já conhece ou já ouviu falar de Clash of Clans (o jogo mais rentável da AppStore). Então, nem preciso me detalhar que Call of Duty - Heroes baseia-se no mesmo esquema de CoC...


Apesar de ser tema Call of Duty, a produtora Activision aproveitou a franquia de sucesso de CoD para criar um game "gratuito" para plataformas mobiles nos mesmos moldes de seu irmão mais famoso dos games do gênero, só muda o ambiente de jogo, que é de cenários de guerra, com barracas, armamentos, tanques, soldados e artilharia pesada. Mas a diferença para por aí, porque em CoD - Heroes, o jogador cria uma vila..., isto é, um acampamento simples e nele tem que aperfeiçoar, aumentando de nível seus acampamentos, soldados, armamentos, defesas, etc... usando uns "dróides" como construtores. No seu acampamento tem também que armazenar óleo e ouro para comprar e melhorar todo seu exército e defesas, no mesmo esquema de Clash of Clans, inclusive também, com direito a herói (personagem que você utiliza em solo, sendo o mais forte) que pode ser melhorado a cada nível, bastando ter recursos suficientes. Também tem as opções de jogar o modo campanha e multiplayer, onde o jogador procura bases de outros players para atacar e roubar seus recursos. Claro, há elementos originais, em que você, em vários momentos, pode atacar usando um helicóptero em primeira pessoa e alvejar a base inimiga.


Para um game de estratégia desse molde, CoD - Heroes é pesado e em devices mais antigos vai engasgar bastante, com muitos "loading" iniciais que podem irritar o jogador (coisa que em Clash of Clans, mesmo em devices um pouco mais antigos, não sofre engasgos, apesar do carregamento inicial ser um pouco mais lento). Esse "engasgamento" é durante as batalhas, onde requer muito processamento nas cenas de tiros e explosões entre o atacante e o defensor.


Apesar de ter ótimos gráficos e ser um tema mais adulto do que CoC, CoD - Heroes não surpreende e para quem joga o jogo mais famoso, vai enjoar rápido, pois o esquema é igual, a não ser que o jogador curte bastante esse tipo de game de estratégia e quer variar de cenário. O grande problema não é exatamente ser mais uma cópia de Clash of Clans e sim o jogo ser pesado para jogar em devices a partir de umas duas gerações abaixo, sofrendo com "lags". Para quem curte o gênero e tenha um device mais atualizado, vale uma experiência; entretanto, se for para jogar com mais intensidade e tiver que escolher apenas um, sugiro continuar jogando Clash of Clans e evitar CoD Heroes, senão, mais um que vai tomar seu tempo, mas não com a mesma empolgação.



2 comentários:

  1. Clash of duties isso sim, ou melhor, Age of Clans, haha. Age of Empires já era uma cópia então essa falta de criatividade absurda deve ter começado em algum game lá no início do video game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Age of Empires foi o marco desse gênero sim, mas Clash of Clans tem uma dinâmica bem diferente de Age of Empires, apesar de utilizar de esquemas parecidos. Já este CoD Heroes, Samurai Siege, Castle Clash, etc... esses games de bolso são realmente cópias de esquema de CoC, com chat, escudos de ataques, doar tropas, etc...

      Excluir