31 de mar. de 2017

Game Nostalgia: Double Dragon (Master System)


Final dos anos 80, Double Dragon era o marco dos jogos de "briga de rua" e em várias plataformas, esse game foi disponibilizada e esta versão do Master System chegava para ter seu lugar ao sol ao juntar com outros grandes títulos para enfrentar as concorrências...

Infelizmente, essa versão do Master System não é das melhores, mas também não é a pior. Claro, sendo Master System, um videogame bastante limitado, não dá para criticar tanto essa versão de Double Dragon, porém, há muitas falhas de desempenho. A começar pela jogabilidade dos golpes; esqueça dar socos e chutes nos inimigos: são muito ineficientes, pois você golpeia, mas o inimigo também vai te golpeando e isso acaba não sendo uma boa estratégia. E como o Master System só tem dois botões de ação, para pular, você tem que apertar os dois botões ao mesmo tempo e aí, ao pular, o jogador ao mesmo tempo dá uma voadora, que acaba sendo o melhor golpe do game, pois no começo, os inimigos são mais fracos e acabam caindo com um golpe de voadora. Aí, é só repetir a voadora seguidamente para aniquilá-lo. A famosa cotovelada (que era o melhor golpe da versão do fliperama), aqui no Master System não é muito eficaz, e para executá-lo, botão de soco + direcional na direção oposta. Outra coisa que eu não gostava era ficar fazendo cabeçadas sem querer, apertando duas vezes pra frente, o que conprometia também na jogabilidade.


Outro ponto revés é o excesso de "flickering" na tela, e consequentemente, lentidão. Com três inimigos na tela, o jogo fica meio lento e os personagens piscando direto, o que atrapalha muito. E se ficar grudado demais nos inimigos, os socos de ambos ficam "no ar" como se os dois fossem "fantasmas". As armas somem da sua mão ao passar de área, na mesma fase, mas talvez isso seja por causa da limitação de processamento do Master, e os personagens são pequenos, mas isso não chega a ser empecilho.


A parte gráfica é regular e a sonora é boa para o nível do Master System. Por ser um dos primeiros jogos, pode ser que não tenham conseguido ainda explorar ao máximo a capacidade do Master System naquela época final dos anos 80. Eu até jogava muito esse jogo no Master system e achava legal para a época, mas agora revendo atualmente, observo que não envelheceu muito bem não. É um jogo curto, como nos fliperamas, então, vale dar uma jogadinha apenas para os nostálgicos dessa versão. Para quem não conheceu essa versão do Master System, não o recomendo; fique apenas com a versão do fliperama mesmo (ou esta versão feita por fãs na engine "Openbor").






6 comentários:

  1. Eu joguei um pouco no fliper. Era só cotovelada, mas os controles também eram ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nessa versão do Master, a cotovelada é ruim. O melhor é a voadora mesmo. Essa versão não chega a ser o pior das versões. Sabia que existiu um DD para o Atari?

      Excluir
  2. Dd pra atari... quero ver como era, mas não jogar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogar DD da Atari é uma lástima. Eu não cheguei a conhecer o da Atari porque já tinha acabado o hype da Atari com a entrada no NES e Master System. Aqui um ex: https://www.youtube.com/watch?v=TDQ-iK31JLQ

      Ver o vídeo inteiro disso é para os machos mesmo hahaha

      Excluir
  3. Rejoguei esse clássico do Master de novo, apenas digo que vale a pena para os nostálgicos da época, mas para quem lembra com carinho o grande jogo para a época mesmo, ainda é divertido, mas não pode ter a mesma tática de jogo como no fliperama. No final, a versão do Master System ficou um jogo totalmente diferente do original. Se vir por esse lado sem fazer comparação, eu daria três estrelas numa boa.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma re-jogada para fins de registro, haha.

    ResponderExcluir