7 de ago. de 2017

Game: Castle of Illusion HD (iOS / Android / PSN / Xbox Live / Steam)


Quem jogou Castle of Illusion do Mega Drive na década dos anos 90, com certeza deve ter tido ótimas lembranças, como eu tive. O primeiro jogo do Mickey Mouse lançado para o saudoso Mega Drive foi muito bom, com ótimos gráficos, trilha sonora e jogabilidade. E, atualmente, num período onde os "remakes" e os "reboots" estão em alta, nada melhor do que homenagear esse clássico para o porte atual. Castle of Illusion HD possui a mesma estória do seu original, mas com ambientação muito mais elaborada e gráficos em 3D, com jogabilidade mesclando em 2D e em 3D em vários momentos.

O jogo foi relançado pela Sega australiana (que infelizmente fechou as portas, de acordo com algumas pesquisas que fiz) com supervisão da Sega japonesa. As animações deram um grande salto de qualidade, tanto nos cenários quanto nos personagens que vão aparecendo no game, além do Mickey é claro, além da introdução do game que também ficou muito mais elaborada. O som está perfeito, com muitas vozes e "barulhos" caracterizando cada fase. Há também a opção de escutar o narrador durante o jogo, como se fosse um filme e sua voz encaixou perfeitamente como nos clássicos filmes de animação da Disney. Já a música, o jogador pode escolher entre duas opções: jogar com músicas modernas e orquestradas ou jogar com a trilha sonora original do Mega Drive, dando um ar mais nostálgico. Eu preferi jogar com a versão original do Mega Drive pela nostalgia.


Diferente da versão original, dessa vez, Mickey pode rejogar todas as fases já jogadas antes para desafios maiores como terminar em menor tempo ou tentar pegar todos os itens da fase, além de agora ter um "save" automático quando se termina uma fase. A dificuldade não é difícil, mas para quem acostumou a jogar no Mega Drive, tem muito mais obstáculos e inimigos para derrotar, além da movimentação do Mickey ser um pouco mais "demorada" devido à característica 3D do jogo, mas na minha opinião, a maior dificuldade é estar jogando ou no gamepad normal ou no touchsreen, sendo este último, uma verdadeira "tortura". Joguei a versão para o iPad com controles em touchscreen e sofri com a péssima jogabilidade no direcional para controlar o Mickey.  Seus dedos deslizam demais e se bobear, seu dedão esquerdo já está no meio da tela, especialmente em momentos em que você tem que controlar rapidamente o Mickey. Mesmo aos trancos e barrancos, ainda consegui chegar até a última chefona (Rainha Mizrabel), mas sem chances de derrotá-la. Já assim que joguei com o controle do Xbox 360, nossa, a jogabilidade mudou da "água pro vinho" e como eu já tinha as manhas do jogo, consegui zerar o game numa boa sem perder tantas vidas como perdi antes (com o gamepad, perdi umas duas vidas nos chefes da água, uma vida na última fase e umas três vidas na Mizrabel). Por isso, já deixo aquele recado: NÃO joguem Castle of Illusion HD no touchscreen, aliás, quaisquer outros jogos portados dos videogames tradicionais devem ser evitados a jogarem assim. Somente com um gamepad ou algo do gênero!


Em suma, Castle of Illusion HD foi uma grata surpresa de remake do tradicional do Mega Drive. O jogo em si é curto, mas se quiserem prolongar suas jogatinas, podem tentar recolher TODOS os diamantes, cartas e pimentas disponíveis no game inteiro para liberar novas roupas para o Mickey. Garanto que essa proeza não será fácil. Ótimo game de plataforma para descontrair.




2 comentários:

  1. Eu achei o jogo meio chato. As plataformas com saltos em 3d me desagradaram.
    O jogo do megadrive foi memorável. O remake me pareceu uma sombra pálida da magia do original. A questão é que nós já vimos de tudo e este jogo não me mostrou nada novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu até gostei, pelo menos jogando no PC. Agora no iPad foi uma lástima pelo touchscreen.

      Excluir