16 de dez. de 2020

Game Nostalgia: The King of Dragons (MAME)

Em 1991, na era de ouro dos games de luta e briga de rua, surgiram vários games desse ramo e a Capcom era uma das produtoras que reinava nesse tipo de game. Um outro game estilo "beat en' up" que surgiu foi "The King of Dragons".

É um título que não foi tão popular como foi com Final Fight e Captain Commando, mas tinha um esquema bem parecido, com botão de ataque, pulo e especial (apertando os dois botões ao mesmo tempo). The King of Dragons possui uma temática a la "Cavaleiros da Távola Redonda", como em "Knights of The Round", mas os chefes em sua maioria seriam os dragões mitológicos, aliando com exércitos de criaturas diversas como orcs e lagartos. 


Com um estilo gráfico dos anos 90 nos fliperamas, TKoD não decepcionava, mas também não chamava grande atenção. Os personagens a serem controlados (como cavaleiros, magos e arqueiros) não eram muito grandes na tela, mas com isso, o cenário ficaria mais amplo para observar os inimigos dentro da tela, além de itens no chão, que podia dar comida para restaurar a barra de energia e tesouros para pontuar. O som era competente com vozes nos gritos e golpes; sua trilha sonora não era tão chamativa, apesar do trabalho da famosa compositora de Street Fighter II, Yoko Shimomura, mas tinha qualidade, porém uma música de fase específica foi marcante para muitos gamers da época: a Treasure of Old Castle

Sua jogabilidade era boa, com boas respostas e comandos simples como em qualquer briga de rua da época, mas para variar, senti falta de um "dash". Já sua dificuldade, apesar de eu ter gasto algumas "fichas" (continues), não achei tão difícil como em vários beat en´ ups e também não achei injustas (como foi o caso de Crude Buster); jogo divertido, simples e curto (como nos arcades da época). Tem um sistema de levels, onde progride seu personagem ao passar de um level, ficando mais forte com o desenrolar do game. Porém sem inovação característica para que possa estar no hall dos melhores jogos de briga de rua de todos os tempos. Jogo bom e até recomendado para quem curte beat en' up e não conhecia na época.



2 comentários:

  1. A! Agora que vi esse arqueiro eu lembro que vi no arcade. Não era muito popular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vi, mas não tenho certeza. Mas tslvez me confundia com Dungeous and Dragons.

      Excluir