29 de jan. de 2021

Game: Music Racer (iOS / Android / PC / Switch / PS4 / XBox One)

Depois da decepção que joguei com Retro Drive, eis que conheço um outro do gênero temática carro anos 80/90 com traços em neon luminoso também, porém com uma jogabilidade de ritmo musical ao invés de corrida: Music Racer.

Aqui você também escolhe os primeiros tipos de carros inspirados em vários modelos da década de 80/90, mas conforme vai jogando e ganhando pontos, dá para comprar mais opções de veículos, até uma "DeLorean", um "Batmóvel", um "Tie Fighter" (sim, aquela nave de Star Wars), um pássaro e assim vai; tudo com traços desenhados do estilo neon luminoso, cujo cenários também são tracejados dessa maneira, mudando as cores aleatoriamente conforme as músicas que você vai escolhendo. O objetivo é jogar fases com seu carro escolhido e ir percorrendo com velocidade automática, porém passando o máximo possível em "tijolos" na pista e música escolhida. Esses tijolos correspondem ao ritmo da música, assim como a velocidade que você percorre também de acordo com a música escolhida. Ao final, você pode ganhar de uma a três estrelas, dependendo da sua performance em passar o máximo possível de tijolos disponíveis na pista.

Falando em cenários, aqui você também vai desbloqueando vários tipos de cenários do tipo futurista, abstrata e até cenário retrô com direito a sol ao fundo, mas tudo com fundo preto, dando destaque para os traçados do carro e do cenário. Apesar de muitas escolhas de cenários, dou destaque para os cenários "Retrô 2" e "Retrô 1", pois além de deixar sensação nostálgica de ambiente dos anos 80, as pistas são mais generosas em termos de visibilidade, pois em outros cenários, abusa-se de subidas e descidas, dificultando a visão dos tijolos que chegam em você, tendo que muitas vezes adivinhar onde passar, pois a visão da inclinação impossibilita enxergar os obstáculos. Esse é um ponto negativo do jogo.

E agora falando nas músicas, aqui está a jóia desse game, pois além de você escolher músicas já determinadas dentro do jogo, há a possibilidade de jogar com músicas ripadas do YouTube, ou seja, praticamente qualquer música que tenha em mente você pode jogar. Mas com certeza, escolher músicas famosas datadas dos anos 80 e 90 são as melhores opções para um jogo inspirado nesse cenário. Jogar com músicas de bandas, por exemplo,  "Tears for Fears", "Scorpions" e "Van Halen" é no mínimo inusitado, além de poder jogar também com temas como "Danger Zone", "In This Country", "Glory of Love", "Guile Theme" (Street fighter 2) e assim vai... mas dê preferência a músicas já com ritmo sempre constante, pois tentei jogar com o tema "Back to The Future" e "Axel Foley Theme" e o carro sempre acelerava e brecava, perdendo a sensação de ritmo, hahaha. 

E falando em ritmo, esse é outro ponto negativo do jogo, pois em muitas músicas, para não dizer a maioria, o momento dos tijolos passando no carro não bate com o ritmo das batidas da música, ficando um pouco esquisita sua jogabilidade, e aliando com pistas com muitos morros, aí a jogabilidade é ainda mais prejudicada, fazendo com que você perca muitos tijolos na pista, adquirindo menos pontos e acabando com uma estrela apenas. Talvez a programação para ripar áudios do YouTube com sincronização rítmica das músicas deva ser bastante aleatória com muitas dificuldades técnicas na ripagem. Porém, se seguir as dicas de escolher apenas os cenários "retrôs" (principalmente a "Retrô 2" que não tem morros) aliada com escolha de músicas curtas mais simples com ritmo cadenciado do começo ao fim, provavelmente a jogabilidade ficará melhor.

Enfim, Music Racer não é um jogo de corrida e sim, um jogo de ritmo musical inspirado em corrida com cenário dos anos 80 que é gratuito nos celulares, mas tem propagandas; porém dá para tirá-las pagando uns 9 reais, podendo utilizar os créditos do Google Rewards para isso. Com esse recurso de ripar qualquer áudio do YouTube para jogar um jogo de ritmo, vale a pena experimentar para um game casual sem compromisso e curtindo suas músicas favoritas ao mesmo tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário