27 de jan. de 2021

Game: Retro Drive (iOS / Android)

Faz algum tempo que não menciono um game para celulares... e também faz tempo que não menciono um game ruim e agora resolvo tirar o pó dessa "joça".

Com a onda popular sobre temas dos anos 80 e 90 atualmente, as produtoras de games têm investido muito com games estilo retrô, com artes pixeladas, jogos de plataformas e jogos de corrida estilo "arcade", sem ser realistas como nos games "triple A". São os chamados jogos "índies". Porém, com tanta opção de jogos no mercado gamer (tanto nos PCs, como nos consoles e nos celulares), estamos vendo também um monte de jogos feitos só para aproveitar a vibe dos games índies sem a preocupação com a qualidade dos jogos, como é nesse caso do game "Retro Drive".

Apesar de inspirar com texturas em "neon" em fundo escuro, simulando traços de ilunimação neon (o que dá um certo "ar" de cyberpunk dos anos 80), a mecânica em si é questionável, mas principalmente, a jogabilidade horrível, tanto utilizando função "touch" na tela como usando o acelerômetro do celular (para virar seu carro à esquerda ou à direita). Juro que tentei me adaptar em qual estilo de jogabilidade ficou melhor para mim e ambos não foram uma boa experiência. E ainda tive que acionar a opção de acelerar automático, pois eu não conseguia achar como acelerava de forma manual. E quando você faz as curvas, se apertar um pouco mais para os lados, o carro faz um enorme giro, batendo no canto da pista ou até mesmo, girando em 180 graus sem querer, perdendo um enorme tempo até tentar voltar na sua posição correta... E como em qualquer jogo de celular, ganhar uma estrela para fechar o percurso, duas estrelas se terminar com um tempo determinado e três se conseguir coletar quase todos os itens na pista e terminar em menor tempo ainda. Nem colocando trilha sonora do tipo anos 80/90 ajudam muito aqui.

Nem mesmo adquirindo carros novos ou tentando melhorar as peças ajuda muito na sua jogabilidade. Olha, nada contra explorar um tema que muita gente acha nostálgico como os anos 80 (eu curto temas assim), mas se não conseguir impor uma jogabilidade, no mínimo decente, não tem tema algum que implore os jogadores a quererem continuar a investir nesses games. Por isso, não recomendo "Retro Drive", mas sim, outros que usam o mesmo tema (corrida retrô em ambiente neon) que ainda vou postar em futuros posts.



2 comentários:

  1. "e também faz tempo que não menciono um game ruim"
    Do meu ponto de vista, todos os gratuitos ou por tempo limitado que você comentou são ruins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo que são "fracos", pois dei duas estrelas, mas este aqui achei irritante mesmo!

      Excluir