16 de jan. de 2021

Game Nostalgia: Armored Warriors (MAME)

Publicada pela Capcom, em meados de 1994, Armored Warriors é outro game do estilo "beat en' up", mas com temática robótica ambientada no futuro do ano de 2281, com a comando da Terra em devolver a paz universal, no qual um general maléfico queria dominar o Universo com suas próprias ambições... história típica clichê. O jogo ganhou porte para Playstation 4, XBox One, PC e Nintendo Switch na coletânea Capcom Beat en' Up Bundle.

O que diferencia de Armored Warriors para os demais beat en' ups similares da época eram os fatos que você controla robôs gigantes no lugar de humanos ou personagens, que estes sim, controlam dentro desses robôs (como no esquema de Gundam, Macross e Tokusatsus), além que o jogador possui um arsenal de armas e acessórios para incrementar seus robôs, como metralhadoras, canhões, tasers e até "light sabers" como um jedi robô, tehehe. Mas além disso, cada robô possui seus próprios arsenais de balas limitadas e até um especial que varre os inimigos mais fracos da tela. Cada robô inimigo derrotado pode deixar tais armas e acessórios para poder utilizá-los em seguida.

A jogabilidade e a dinânica do jogo são boas, mas são um tanto meio confusas de tanta coisa que fica na tela, como tiros, bombas, explosões e muitos robôs cujas vezes você até se confunde qual é o seu robô, além de que você não enxerga direito seus golpes de tanta coisa que passa na tela. Imagine então jogar em três pessoas ao mesmo tempo... Além disso, a física do jogo não colabora muito, pois dá impressão que você está controlando robôs em tamanho de seres humanos e não gigantes robôs, e as pessoas minúsculas que aparecem no jogo mais parecem formigas sendo esmagadas pelos mesmos... pelo menos é isso que me deu impressão.

Gráficos e sons são ok e justos para aquela época, nada a reclamar. Apesar de ser um jogo com boas jogabilidade e opções de ataques bastante variados, o que faltou no jogo é carisma mesmo. Os protagonistas humanos mesmo só aparecem nos diálogos e parecem muito genéricos. Os robôs, apesar de serem inspirados meio que em Gundam, não tem o mesmo "charme" do animê (se é que robô tem charme). Não dá vontade de jogar muitas vezes, como em Final Fight, em Cadillacs and Dinossaurs ou até mesmo em Knights of The Round (que é menos expressivo). Sei lá, não me animou em querer jogar novamente, pelo menos não agora que terminei-o recentemente.

Talvez, por esses empecilhos, Armored Warriors não teve o mesmo sucesso como seus colegas mais famosos já citados no parágrafo anterior, mas valeu pela diferenciação de jogabilidade em não ser muito igual com os outros do gênero. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário