25 de jan. de 2021

Filme: Interestelar


Esse é um filme que me foi sugerido em vários grupos na Internet e resolvi assisti-lo. Com 2 horas e 40 minutos de duração, o filme, dirigido por Christopher Nolan, segue uma temática de ficção-científica, com um ex-piloto espacial das Forças Aéreas Estadunidense que resolveu viver a vida como fazendeiro, com seus dois filhos e seu sogro, mas devido às péssimas condições climáticas na Terra com muitas tempestades de areia, a vida no campo vai ficando insustentável com o passar dos anos. O protagonista e sua filha descobre uma instalação secreta da NASA e esta convoca-o para ser um dos pilotos no projeto da NASA que irá vagar espaçonaves a planetas com condições climáticas parecidas com a Terra a fim de levar a raça humana a esses novos planetas. O protagonista se despede da família, com um elo enorme na sua filha prometendo que irá voltar um dia para a Terra, nem que se passe anos e décadas depois.

O filme, apesar dos competentes efeitos especiais (tanto que levou oscar de efeitos especiais naquele ano), tenta mostrar a árdua batalha do protagonista na separação de sua família em prol do projeto da NASA em sobreviver a raça humana em outro planeta, mostrando enormes desafios lógicos e quânticos, pois envolve situações de várias dimensões ao tentar ultrapassar os buracos negros e/ou "buracos de minhoca" alterando o espaço/tempo da tripulação, fazendo com que o tempo passe "mais devagar" para a tripulação. Com toda essa situação, pelos estudos projetados, a ida até tais planetas assim como a volta para a Terra parecia impossível devido a tantas circunstâncias, porém os pesquisadores insistiam no projeto, fazendo a trama do filme ser bastante angustiante tanto para a tripulação quanto aos personagens que ficaram na Terra, que estava cada vez pior em sua situação climática, causando conflitos internos e entre os personagens. Nolan soube explorar bem a temática do desconhecido com os sentimentos dos personagens.

Mesmo o filme sendo longo, o tema ficção científica acaba prendendo os telespectadores, não ficando muito"moroso" e tedioso. Confesso que não consigo assistir filmes comuns do tipo drama, documentário e comédia com tanta duração assim, mas para um filme "sci-fi" dependendo do contexto, até dá para encarar. Um filme que até recomendo assistir em um dia de bastante tranquilidade em seu cotidiano com tempinho livre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário