30 de jan. de 2021

Game Nostalgia: Out Run (Switch)

Ainda com temática de corrida, mas dessa vez falando de um clássico: Out Run da Sega; mas vou postar apenas a versão do Switch, que peguei recentemente em promoção.

Quem viveu na época dos fliperamas e nos videogames de 3a e 4a geração, com certeza deve ter conhecido um dos clássicos de corrida da época, Out Run, onde você deve percorrer uma trajetória em menos tempo possível, tendo seu maior adversário, o cronômetro regressivo na tela. Os veículos que passam na pista só estão para te atrapalhar. Na época, a Sega tinha a disposição um carro da Ferrari de modelo chamado "Testarossa", que já era popular e ficou mais em evidência depois de Out Run, porém parece que a Sega não tinha os direitos de uso de imagem do carro e teve que compensar financeiramente em uma espécie de multa para que pudesse utilizá-lo de forma legal... até uma determinada época. 

Na versão atual do Switch, a Sega já não colocou mais o logotipo da Ferrari na traseira do carro, colocando uma espécie de falcão e alterando um pouco o layout do carro para que não fosse mais a Testarossa, mas isso é apenas detalhe gráfico que não prejudica a jogatina. Nessa versão, você pode mudar a cor do seu carro, assim que você vai fechando os finais de cada rota. Em se tratando de um jogo da década de 80, claro que os gráficos para hoje já estão bem datados, mas a fluidez continua impecável com 60 quadros por segundo, como no arcade da época. O som não chama muita atenção, apesar de ter algumas falas como "Get Ready!", "Checkpoint!" e "Congratulation!"; mas o destaque vai para a trilha sonora, que são memoráveis. E nessa versão para o Switch possui mais músicas além das 3 tradicionais do arcade original. 

A jogabilidade se mantém, com muita qualidade na condução do carro e você pode escolher a dificuldade do jogo, aumentando a quantidade de veículos na pista e/ou diminuindo o tempo para cada checkpoint, com 5 níveis de dificuldade para as duas opções. Entretanto, achei que para a dificuldade de tempo, no 4 já ficou difícil (não deve bater nos obstáculos se quiser chegar ao final) e no 5 ficou fácil demais (você pode bater umas 5 vezes que você ainda chega no final), não tendo um equilíbrio de dificuldade entre 4 e 5. Nem preciso dizer que nas dificuldades 1 a 3, você sequer deve bater nos carros ou diminuir a velocidade bruscamente se quiser chegar ao final, então nem cogito jogar nesses níveis; portanto, achei isso um ponto negativo do jogo. Você pode até deixar no maior tempo e maior quantidade de carros e isso foi o que consegui deixar o jogo mais "equilibrado" possível, mas mesmo assim continua fácil finalizar a trajetória... ou então colocar na dificuldade 4 no tempo e deixar com quase nenhum veículo na pista que pode ficar também equilibrado, mas aí perde um pouco a graça.

Dizem que a versão do 3DS é igual ao do Switch, mas com a vantagem de jogar na telinha em 3D, então, quem tem um 3DS tem esse adicional a mais. Para quem curtia jogos de corrida estilo arcade e ainda curte, então nada melhor que pegar o clássico original com adicionais para os consoles atuais. 



2 comentários: