16 de set. de 2018

Game Nostalgia: Knights of the Round (MAME)


E seguimos então para mais um game nostálgico dos fliperamas papa-fichas. Dessa vez é mais um game da Capcom dos estilo "beat en´up", mais precisamente, "hack en´slash", onde ao invés de punhos e pontapés, o jogador ataca os inimigos com armas cortantes como espadas e machados. O jogo chama-se "Knights of the Round", lançado em 1991.

O enredo é o que diz basicamente no título do game, "Cavaleiros da Távola Redonda", em português, onde o jogador escolhe três personagens da história: Rei Arthur, Cavaleiro Lancelot e Guerreiro Percival. Arthur é o mais equilibrado, enquanto que Lancelot é o mais rápido e mais fraco, e Percival é o mais forte e mais lento. Como cada beat en´up sugere, esse jogo é fácil no início, mas vai ficando mais complicado conforme avança de fase. Os primeiros inimigos são meio bobos, mas depois aparecem outros mais difíceis que conseguem defender e revidar ataques, além de que vai aparecendo inúmeros deles cada vez mais, desafiando o jogador a não tomar golpes de todos os lados. E como disse no início, esse era outro papa-moedas (ou fichas) se o jogador quisesse avançar de fase, pois era praticamente impossível não morrer várias vezes nesse jogo, onde os muitos inimigos podem te encurralar ou os malditos chefões te tiram suas vidas com seus golpes e ficar golpeando eles de frente é pedir pra morrer várias vezes. O jogo fornece tesouros para dar mais pontos e comida para restabelecer a barra de energia, mas você precisa pegá-los logo antes que eles desapareçam (sim, isso era ruim porque não dava para deixar a comida lá e pegar apenas quando precisasse). Uma coisa interessante era o status de level, onde quando o jogador atingisse uma certa pontuação, subia um level e restabelecia totalmente a barra de energia em seguida, por isso é importante pegar todos os tesouros que aparecessem.


Graficamente o jogo era competente e bom para a época; e o som era normal, sem muita novidade. Os controles eram básicos como um botão de golpe de espada e outro botão de pulo, e ao apertar os dois juntos, fazia-se o especial que batia nos inimigos que estavam próximos, mas que fazia perder life. Ainda tinha um comando para defesa e outro para uma espadada de derrubada, mas era difícil de fazê-los pela exatidão perfeita para apertar pra frente (ou para trás) junto da espada e o "timing" muitas vezes não correspondia. E senti falta do comando "dash", coisa que na época, ainda era meio novidade. Hoje em dia, em games de briga de rua, uso muito essa corridinha junto do botão de ataque para afastar os inimigos para não ser encurralado.


Knights of the Round pode não ser um dos melhores jogos de briga de rua da Capcom, mas foi competente na época e divertia nos fliperamas. Vale uma jogatina sozinho e especialmente com os amigos para uma reunião de churrasco.


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse jogo em específico não, mas eu lembro que jogava algum outro beat en up com meus primos na época.

      Excluir