17 de set. de 2018

Game Nostalgia: Michael Jackson´s Moonwalker (MAME)


Essa é a versão de fliperama para o famoso game do Michael Jackson, que é totalmente diferente da versão do Mega Drive. A versão arcade é um misto de beat en´up com shooter em movimentação com ângulos em diagonais na tela, ao invés de ângulos tradicionais.

Pode-se jogar com até três jogadores ao mesmo tempo, cada um utilizando um Michael Jackson de cor diferente, mas todos tem a mesma força e poder. Com o botão de ataque, Michael ataca com soco elétrico e se segurar o botão, o ataque é carregado para, quando soltar o botão, o jogador ataca com um soco mais poderoso e de maior alcance. Outro botão é justamente os passos de dança de Michael, com mesmo efeito da versão de Mega Drive, ou seja, todos os inimigos da tela dançam (ou tentam dançar) os mesmos passos de Michael para depois serem eliminados, mas ao invés de gastar barra de energia, Michael gasta um item para isso e esse item você consegue resgatando as crianças e em algumas delas "dropam" esse item, ou então "dropam" kit médico que restaura parte de sua barra de life.


O jogo possui gráficos interessantes para época, mesmo com os cenários serem parecidos entre as fases justamente pelo ângulo de visão em diagonal mostrar somente o chão com os bonecos e itens; mas o destaque era a trilha sonora, composta pelas próprias músicas do cantor com som parecido com o do Mega Drive, mas com uma qualidade um pouco melhor. E como qualquer jogo de fliperama da época, esse era mais um que se quisesse chegar longe, provavelmente já teria colocado dezenas de fichas, em suma, dificuldade acentuada e progressiva. Sua jogabilidade é bem simples e rápida, porém com o ângulo de visão em diagonal pode confundir o jogador para tentar desviar dos tiros dos inimigos, apesar de ter as sombras dos tiros como referência. Um ponto negativo é que o jogo é bem curto e o jogador quase não sente direito que passou de uma fase para outra, mesmo com os chefes ao final de cada fase. O jogo pode até gastar muitos continues até chegar ao final, mas é um dos mais fáceis de zerar. O Mr. Big, o chefão final, é relativamente fácil derrotá-lo.


Como disse, a versão arcade é bem diferente da versão do Mega Drive, por isso, compará-los seria injusto, mas pela opinião popular na época, a versão do Mega Drive foi a preferência da maioria por ter maior carisma e talvez porque teve mais exploração da imagem de Michael. Quem não conhecia a versão de fliperama, vale a curiosidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário