5 de set. de 2018

Livro: Você vale a pena


Um livro baseado na história real do próprio autor, "Você vale a pena" é um livro de autoajuda que mostra o autor, que era um homem bem sucedido financeiramente que herdou uma transportadora de seu falecido pai e que gostava de esbanjar com carros, festas e mulheres e se drogava, fumando uns baseados e cheirando cocaína. Após a morte trágica de seu melhor amigo num acidente de carro, o protagonista começa a se questionar de como a sua vida começa a ficar sem sentido, mesmo com o sucesso financeiro, coisa que ele só conseguiu por causa da corrupção que ele e seus sócios fizeram em uma empresa passada, além de ter sonegado impostos durante anos.

Durante o desenrolar do livro, o autor começa a se envolver com amigos que também estavam nessa onda e depois que um tempo onde ele já estava mais pra lá do que pra cá, acaba conhecendo a Bíblia e aí tenta começar a se regenerar, renegando quase todas suas coisas a começar pelas drogas que ele mantinha. O autor mostra como superou as tentações materiais egocêntricas como dinheiro, drogas, status e popularidade em busca de ajuda baseado no Evangelho e na crença das ideias de Jesus. Um bom livro para quem quer buscar informações de autoajuda de forma bem simples. Porém, o livro é muito simplista, e sem um grande vocabulário, mas talvez fosse essa ideia para atingir os leitores menos estudiosos com a mente ainda a ser aberta.

O exemplo dado no livro pode ser realmente um exemplo prático cotidiano que vive muitas pessoas, entretanto, o contexto que o livro passa é que a gente tem que pensar em Jesus e nos Pastores da Igreja Evangélica, como se eles fossem os "salvadores do povo", o que eu notoriamente discordo. Jesus é muito importante sim, mas a ajuda começa em você, independentemente da religião que for. Outra coisa, o protagonista depois de estar super drogado, ele mesmo começa a se interessar pela bíblia por ele mesmo? Na real, a maioria das pessoas precisariam de fator externo para começar a mudança de seu paradigma gradualmente, a começar pelo internamento forçado para se livrar das drogas, coisa que o autor se livrou delas sem ajuda de outras pessoas e de tratamento... seria maravilhoso se a grande maioria das pessoas fossem determinadas a parar de se drogar do nada assim apenas lendo a bíblia.

Enfim, como o livro é gratuito, não reclamo do custo-benefício, pois há muita ideia benéfica e pode ser útil às pessoas mais leigas no assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário