27 de set. de 2018

Game Nostalgia: Shinobi III: Return of the Ninja Master (Mega Drive)


Considerado por muitos, o melhor "Shinobi" da Sega, Shinobi III tem a volta de Joe Musashi, dando sequência à The Revenge of Shinobi. Na verdade, Shinobi III é a nomenclatura dos gringos, pois na verdade, este seria a versão II para o original japonês. Enquanto os norte-americanos consideraram Shadow Dancer como sendo a sequência II, os japoneses o consideraram como um jogo a parte, em que o protagonista de Shadow Dancer não era Joe Musashi e sim o filho dele... mas isso já foi contado no post do jogo.

A jogabilidade de Shinobi III não mudou muito em relação a The Revenge of Shinobi; Joe tem uma barra de life com número limitado de "kunais", mas que dá pra ter infinito se fizer um truque (como no o jogo anterior), "power up" para as armas, itens para pegar mais kunais e corações, bombas-armadilhas, etc... Continua também o salto duplo, mas agora, o personagem pode escalar paredes com saltos entre elas, além de poder se pendurar em canos e cordas, e também poder se defender de ataques (que só descobri isso muito tempo depois...-_-). As magias continuam as mesmas: relâmpago para criar barreira em volta, fogo para destruir inimigos na tela, salto longo e explosão que tinha uma vida, mas destrói inimigos na tela. tive dificuldade para fazer saltos duplos, pois precisa de "timing" correto para fazer o segundo pulo; de resto, sua jogabilidade é boa. Sua dificuldade é moderada, mas fica complicada nas últimas fases. A última fase antes do chefão final exige paciência e treino para evitar danos maiores nesses muros elétricos e não cair nos precipícios. Gráficos competentes e lindos para a época marcam positivamente o jogo; e o som, apesar de não estar presente o compositor Yuzo Koshiro, não decepciona, mesmo não tendo muitas músicas tão marcantes quando no primeiro jogo; porém, para mim, duas músicas desse jogo são marcantes sim: a da fase do cavalo (Idaten) e a do "waterboard" (Whirlwind), até gravei-as para ouvir na academia e no carro.


Apesar de eu achar que o primeiro jogo ter mais "charme" e carisma, Shinobi III possui maior qualidade na jogabilidade e na variedade de movimentos de Joe, além de fases extras como a do cavalo e do waterboard. E para quem curte dificuldade, Shinobi III é mais desafiador, mas é mais chato zerar certas fases de plataforma, como mencionei acima a da última fase. Acabei não jogando tanto Shinobi III como foi com o jogo original, pois como foi lançado em 1993, eu já estava com outros consoles também na época, como o SNES e Game Gear; a variedade era maior. Não pode deixar de conhecer essa versão para quem já conhece a saga de Shinobi desde a época dos fliperamas.




2 comentários:

  1. Ué, zerou de novo?
    Eu lembro de ter achado ele o mais fácil de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha zerado o jogo antes, haha. É que acabei jogando o jogo inteiro sem usar a defesa... -_-

      Excluir