4 de set. de 2018

Série Documentária: Risco de Morte


Uma série documentária não muito conhecida, mas que achei bastante interessante. Essa série chamada "Do or Die", que em português se chama "Risco de Morte", mostra situações de risco onde as pessoas envolvidas precisam decidir rapidamente e sabiamente as opções para não acontecer uma tragédia ainda maior. São filmagens de flagrantes em casos de acidentes, cenários de desastres naturais em que o telespectador precisa decidir dentre três alternativas, a opção correta para que a vítima sobreviva, onde o narrador diz logo após dar as três opções: "Saberia o que fazer para sobreviver? Faça a sua escolha!".

Antes de mostrar as opções de escolha, cada caso é analisada detalhadamente, descrevendo a situação e o cenário naquele exato momento, fazendo com o que o expectador deva decidir sabiamente e não escolher normalmente a opção supostamente óbvia, mas que justamente essa opção poderia fazer a vítima morrer. Um exemplo de um caso ocorrido, abaixo em vídeo postado no YouTube:



Após ter assistido o vídeo acima, onde o mergulhador é ameaçado por um ataque de um tubarão branco, o que ele deverá fazer:


a) Faria bolhas e fugiria nadando;
b) Fingiria de morto e boiaria até a superfície;
c) Socaria o nariz do tubarão.


Ou então no caso onde você é picado por uma serpente e o que você deverá fazer imediatamente depois de ter chamado o pronto-socorro:


a) Correr para fazer um torniquete;
b) Lavar a ferida;
c) Sugar para fora o veneno.

Alguns programas brasileiros, como o Fantástico copiaram a fórmula dessa série e fizeram algo parecido durante a exibição do programa, mas, de longe, a série original possui muito mais qualidade. Uma pena que não tem aparecido mais episódios novos até o momento da publicação deste post. "Risco de Morte" é uma série exibida pela National Geographic, mas que você pode encontrar também no YouTube (de forma não-oficial), como mostra o vídeo acima ou mesmo pela Netflix. Vale acompanhar a curiosidade dessa série e também testar seu senso de sobrevivência caso você estivesse nessas situações.

Um comentário: