15 de abr. de 2020

Game: Celeste (PS4, XBox One, Switch, PC)


Celeste é um game "indie" com participação de alguns programadores brasileiros no estilo plataforma, onde você controla uma menina chamada Celeste e deve escalar uma montanha cheia de obstáculos e perigos em busca de seu próprio "eu", em gráficos pixelados do estilo 16 bits para amantes dos retrogamers e até mesmo para quem curte o gênero plataforma pixelada, numa dificuldade extrema.

O que chama atenção desse jogo não é o estilo, mas em sua dificuldade bastante elevada. Apesar de você ter vidas infinitas e poder salvar o jogo em cada tela superada, o jogo impõe uma dificuldade a ponto de você ter que ser bastante habilidoso para Celeste pular, correr no ar, escalar paredes e desviar de obstáculos mortais, pois é daqueles "one hit kill", caiu na armadilha, morreu e volta no começo da tela onde está jogando. O jogo não chega as er de dificuldade insana como "Kaizo Mario" da vida ou "I Wanna Be The Guy", mas impõe ao jogador insistência para poder passar de tela e conseguir pegar alguns morangos, que aliás, os morangos coletados no jogo não acrescenta em melhoria da personagem, apenas desafio extra de quantos consegue pegar até chegar no final do jogo.


Confesso que de tanto morrer nas mesmas telas e sequer conseguir passar da metade do desafio da tela, tive que usar os "cheats" que o jogo oferece para eu não quebrar meu Switch de tanta irritação que tem em várias fases. Muitos jogadores que jogaram esse jogo afirmaram que o jogo impõe um desafio que faz você querer insistir para que supere suas dificuldades e assim o jogo é lindo com bela harmonia, "blablabla"... Para mim chegou ao ponto em que começou a ficar um pé no saco em não avançar no jogo depois de tantas tentativas frustradas. Game para mim pode impor desafios sim, mas não a ponto de me irritar e ficar frustrado por não conseguir passar de fase por causa de um obstáculo inserido ali que é quase impossível não se desviar sem ter uma precisão extrema ou não conseguir achar uma solução que aparentemente parece impossível progredir a ponto de você ter que conferir gameplay de Youtube para depois tentar novamente e ainda, descobrir que muitas vezes, a solução é mais "besta" do que você pensava e você fica com cara de tacho se mutilando em pensamento: "Que burro dá pra zero pra ele" (para mim).  Talvez eu já não tenho mais paciência como antigamente em insistir tantas vezes quando estou empacado em uma fase e pode ser que eu já me rendi ao esquema "nutela" de jogar, hahaha; mas cá entre nós, com tanto jogo, animês, séries para conferir depois, eu não quero ficar perdendo tempo em apenas um jogo quando não consigo progredir nele. Antigamente sim, não tínhamos tantas opções de entretenimento caseiro, sequer tínhamos internet, então, os games eram o que forneciam de melhor, além de que opções de games não eram tantos como atualmente. Quem jogou a época de NES, Master System e Mega Drive, tínhamos apenas esses tipos de jogos para nos entreter e eram entretenimentos de novidade na época, e ainda, sem saves e internet, tendo apenas as revistas especializadas para nos orientar de como zerar os games. Era uma época limitada de entretenimento e soluções, mas nostálgica nesse ponto dos games... Bom, chega de ficar de mimimi!


Admito também que não tenho mais a mesma habilidade e insistência de antigamente, então, para quem zerou Celeste SEM cheats, dou meus parabéns, pois é raro ter jogadores "raízes" daquela época hoje em dia. Celeste pode ter sido premiado e elogiado pela mídia e pelos jogadores em geral, mas para mim, está sendo meio torturante, comprometendo até o fator diversão pela dificuldade imposta. Para quem quiser conferir o game, sugiro comprar na Steam com um belo desconto (volte e meia a Steam oferece épocas de desconto como no Natal, nas férias escolares, etc...), ou na Epic Games que também fornece descontos generosos de vez em quando, ou até mesmo gratuitamente (Celeste chegou a ficar grátis na Epic).




Nenhum comentário:

Postar um comentário