22 de abr. de 2020

Game Nostalgia: Vendetta (MAME)


Os beat en´ups (brigas de rua) são gêneros de games que mais curto até hoje, e final dos anos 80 com início dos anos 90 eram "febres" nos fliperamas. Esse clássico meio desconhecido da Konami, chamado Vendetta é um bom "briga de rua", cujo enredo é mais que clichê: uma gangue rival quer dominar a cidade e sequestra uma garota de outra gangue mais "bonzinha" e cabe quatro personagens resgatá-la e derrotar o chefão da outra gangue.


Num jogo que dá para jogar até quatro jogadores simultaneamente (com máquina de fliper que era bastante popular), cada jogador comanda um espaço com seus respectivos controles de fliperama em frente da tela do monitor, como em Teenage Mutant Ninja Turtles, aliás, também feita pela própria Konami. As semelhanças entre esses games são notáveis pela ótima jogabilidade e, principalmente pela trilha sonora, bastante similares, com aqueles toques de "orquestras" características vindas das Tartarugas Ninjas. Falando em comandos, Vendetta também possuía apenas dois botões, um de soco e outro de chute e que, se apertar os dois botões ao mesmo tempo, aplica-se um golpe especial e se apertar os dois botões junto do direcional, aplica-se uma espécie de voadora que derruba os "carinhas" mais fracos para poder emendar outros golpes com chances de sem ser golpeado. Porém não tinha um sistema de "corrida" ainda, visto que hoje em dia, games de beat en' up sem corridinha perdem-se bastante em sua jogabilidade de variar e esquivar golpes, mas que na época de lançamento de Vendetta não era ainda pensado nesse movimento.


Uma pena que a Konami não chegou a portar Vendetta para os consoles caseiros, pois aí poderia ter sido mais conhecido pelos jogadores desde à época até hoje, entretanto, a versão de arcade já é o suficiente para que atualmente possamos jogá-lo em qualquer emulador de MAME. Eu cheguei a conhecer e jogar Vendetta nos fliperamas, mas como qualquer jogo "papa-fichas" de briga de rua da época, Vendetta também possui uma dificuldade acentuada se tentasse zerar o game com um mínimo de "continues" e naquela época, cada ficha dava direito a apenas duas vidas e seu "life" não recuperava de uma fase para outra, ficando a mercê de "dropar" comida em caixas e barris. Mas o jogo tem um bom arsenal de armas para auxiliar nas lutas, desde tijolos, garrafas, facas, chicotes e até uma escopeta com tiros limitados, além de que pode-se atirar as caixas e barris nos inimigos.


O jogo é relativamente meio curto e ainda tinha que jogar uma fase especial caso derrotasse o chefão final. Essa fase especial dava o direito de lutar contra todos os chefes novamente, porém em duplas, o que dificultava ainda mais. Zerando a fase especial e vendo o final, com as vidas restantes, jogava-se novamente desde o começo da fase, num "loop". Acho que o objetivo da Konami nesse jogo era que o jogador tentasse ir mais longe até zerar todas as vidas numa determinada quantidade de "continues". Para fãs de briga de rua, devem experimentar Vendetta, mesmo com a limitação do movimentos da época.




2 comentários:

  1. RATATATATATA! Nos games
    Tá sobrando mais tempo mesmo hein

    Eu vi esse nos flipers também

    ResponderExcluir