5 de abr. de 2020

Game Nostalgia: Prince Of Persia (Super Nintendo)


Um clássico originado da versão em PC no final dos anos 80, a versão de Prince of Persia para o SNES possui um gameplay mais longo, mas com duração maior para salvar a princesa das mãos do malvado Jaffar (duas horas ao invés de uma hora da versão original para PC e para o Mega Drive), com mais fases (20 no total), mais variedade de inimigos e armadilhas, mas sua mecânica continua a mesma.

De todas as versões do clássico, acredito que a versão do SNES se sobressai pela longa duração de gameplay com trilha sonora muito boa, gráficos melhorados e diversidade de fases, inimigos e armadilhas, apesar de sua jogabilidade ser meio lenta, pois há atraso de respostas nos comandos do controle para a movimentação do boneco protagonista. O que morri devido a falta de manha na sua jogabilidade não é brincadeira. E apesar do jogo ter uma durabilidade maior, é justamente isso que o jogo pode se tornar mais "maçante" conforme você avança de fase, pois o jogo é tipicamente uma "decoreba" de caminhos e puzzles até você conseguir achar a saída com a porta destravada, pois precisa liberar a porta de saída achando o piso-chave correto para abri-la. Na época, eu ficava travado em várias fases por não conseguir achar a saída para abrir determinados portões. A batalhas dos chefes são até relativamente fáceis, se você dominar alternadamente botões de ataque e defesa até atingir o inimigo, empurrando até a parede para encurralá-lo e depois é só fincar repetidamente a espada nele que assim o derrotará, incluindo o chefão final Jaffar.


Em suma, a versão que a Konami fez para a versão do SNES foi, talvez, a melhor conversão de Prince of Persia na época dos anos 90, mas que o jogo se torna muito repetitivo e maçante e isso pode render pontos negativos no fator diversão do jogo. Eu rejoguei esses tempos atrás e não pretendo mais jogá-lo novamente, pelo menos por uns bons anos depois.







2 comentários: