21 de abr. de 2020

Game Nostalgia: Hang On (Master System)


A franquia Hang On foi bastante aclamada na época dos anos 80 e quem teve oportunidade de jogar a versão do fliperama, sabe do "fuzuê"  que jogar num simulador de moto era novidade. Mas, o que acabei conhecendo primeiro foi a versão do Master System, que tinha ganho do meu pai, que vinha na memória do console ao lado do jogo Safari Hunt, que usava a pistola "Light Phaser".

Reassistindo alguns reviews, principalmente os vídeos do "Sega Retro BR" sobre Hang On, me bateu a nostalgia de voltar a jogar um pouco a primeira versão que conheci, que foi justa a do Master. Naquela época do final dos anos 80, a gente nem tinha noção de avaliar gráficos, sons e jogabilidade, pois o próprio videogame era novidade para nós crianças da época. E como novidade, a gente jogava bastante por várias horas seguidas, mesmo sem se importar se tinha final ou não; o que importava era o quanto longe a gente chegava com a pontuação mais alta possível. E esses games da época dos anos 80 era tudo assim; sem final e com loop infinito até zerar o contador ou todas suas vidas.


Basicamente, aqui nesse jogo, você acelera a moto com um botão e freia com outro, mudando as marchas de acordo com cada km/h ou mesmo escutando o barulhinho da moto. Aliás, no Master System, não há música tema durante a corrida e somente há na tela de título, que por sinal, é o tema da corrida (por que a Sega não pôs a música na corrida?). Outra coisa é que não haveria necessidade de marchas, uma vez que o original do arcade não tinha marchas e ao colidir com outras motos, você explode e volta na corrida parado tendo que acelerar tudo de novo; no arcade você apenas é jogado pros lados e não explode, apenas se colidir com os obstáculos fora da pista. Agora que a gente pode avaliar as características técnicas do jogo, mesmo sendo um jogo dos anos 80 para o Master System, poderia ter música na corrida ao invés do barulhinho da moto, e os gráficos, apesar de não serem espetaculares, eram competentes e até tinha efeito parallax.


Hoje em dia, jogar essa versão de Hang On rende algumas jogatinas rápidas no banheiro, na fila do banco ou algo parecido, mas a intenção é o passatempo instantâneo e creio que vale mais para os nostálgicos de plantão; mas que me rendeu boas jogatinas principalmente naquela época.



2 comentários:

  1. Vixi, esse eu lembro que tinha no master do meu primo, que ele não me deixava jogar...

    Acho que prefiro jogar Road Rash se fosse pra testar um reto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Road Rash ainda vou rejogar. Só não joguei o Road Rash 3.

      Excluir