9 de jan. de 2021

Game: Endless Zone (Steam)

Mais um game gratuito da saga dos 60 anos da Sega, na Steam, a exemplo de Streets of Kamurocho, que ficaram disponíveis por um tempo limitado... Esse é do tipo "shoot n' up" (jogo de navinha) que mais lembra uma homenagem ao estilo Fantasy Zone, um clássico da Sega dos anos 80.

Sem uma história relevante, vamos direto ao ponto: apesar de ter um jeitão de Fantasy Zone, onde você é uma "nave" e deve destruir todas as bases para depois enfrentar um chefão de cada fase, o estilo gráfico não lembra em nada o carisma de Opa Opa e dos inimigos, que estão como se fosse realmente em um mundo de um futuro muito distante, com naves e bases inimigas. Seus gráficos são fracos a não ser que tenha sido focado como game indie retro, mas mesmo assim podia ser melhor. O som não chama atenção, mas não faz feio e o desafio é mediano; porém sua jogabilidade é meio travada, com sua nave não respondendo de imediato, dando a sensação de jogos 3D da época do chip FX do Super Nintendo, como em Star Fox, ou alguns jogos 3D medianos da época do Playstation One. Fora que quando você morre, demora para aparecer mais uma nave e muitas vezes longe da onde você estava, pois você se dropa sempre no centro da tela.

Assim, como em Fantasy Zone, aqui você também ao recolher moedas dos inimigos, aparece umas lojas para você melhorar suas armas, bombas, velocidade e comprar vidas extras, mas quando você compra cada vida extra, a próxima irá custar mais cara e assim por diante. O que realmente pecou no jogo para mim é a sua jogabilidade não muito precisa, afinal, para um game gratuito com exposição limitada na loja da Steam não dá para pedir muita coisa mesmo, mas se os caras quiseram homenagear Fantasy Zone de alguma forma, acho que não foram muito felizes ao criarem essa "demo". Nem é um jogo realmente dito, pois está bem limitado de opções, só tem 4 fases e sem saves states. 

Mas talvez essa leva de mini-games grátis da Sega pode ter sido apenas um aperitivo do que pode realmente aparecer mais para o futuro, quem sabe né.



2 comentários:

  1. Ah, eu vi um gameplay desse jogo. Parecia bem amador mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amador mesmo, até para ser grátis.

      Excluir