11 de abr. de 2022

Game Nostalgia: Strider (Mega Drive)

Conheci Strider justamente no Mega Drive, entretanto, o original é da versão do fliperama, mas essa versão do Mega está quase idêntica. Já tinha falado do Strider Remake, mas queria revisitar esse clássico.


E agora lembrei que, na época, eu só consegui zerar no modo "easy", mas mesmo assim não foi "easy" não. E agora tentei jogar no modo normal e estou me ferrando, mesmo usando save state, haha. Claro que hoje em dia, não tenho mais a mesma destreza e a mesma insistência de 30 anos atrás. Por isso que já diziam que o jogo era difícil mesmo. A jogabilidade para a época era boa, mas confesso que para a atualidade, pelo menos para mim, ficou meio aquém, principalmente quando você pula ou cai (pisou em falso ou pulou de forma incorreta, precipício à vista e perda de uma vida). Quando você corre e cai sem pular,  cai de uma forma verrticalizada como se fosse um peso grande com um apito de trem irritante, huahuahua. E no modo normal, os inimigos são mais resistentes e muitas vezes, precisa detonar no botão de espadada para destruí-los mais rápido, antes que eles o ataquem. 

Ótimos gráficos para a época, mas em muitas partes, a taxa de "fps" cai drasticamente, como por exemplo, no satélite gravitacional e quando aparecem muitos inimigos na tela. Essa lentidão muitas vezes acaba com a dinâmica da jogatina. Nesses momentos, me senti jogando Super Ghouls n' Ghosts, hahaha. Áudio bom, com músicas ok, sem muita inspiração, mas com ambiente propício para o jogo. O som das espadadas pode incomodar pela repetição direta dos ataques, mas isso talvez não seja tão relevante que possa prejudicar a jogatina. Mas o desafio do jogo é talvez um dos chamarizes, especialmente se for jogar no normal e principalmente no "hard". 

Quem tem um Mega Drive, deve ter esse jogo na coleção, por ser um ótimo porte da versão do fliperama, mesmo com as devidas limitações de hardware do Mega, mas sendo um dos primeiros jogos da primeira leva do Mega, a conversão ficou convincente.


2 comentários:

  1. Nunca consegui jogar strider. Achava muito difícil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No normal, empaquei na última fase, mesmo usando save state. Num dá. Tem que ter as manhas.

      Excluir