9 de abr. de 2022

Game: Slipstream (PC / PS4-5 / XBox One-Series / Switch)


Há uns 3 anos atrás, esse game indie de corrida, inspirado claramente em Out Run e Initial D, já estava disponível na Steam, porém só recentemente é que o desenvolvedor, que é brasileiro, conseguiu portá-lo para os consoles atuais.

Como um game indie, Slipstream possui gráficos propositalmente em pixel art, dando um ar de ambiente de console de 16 bits e com temática dos anos 80, com carros, paisagens e trilha sonora lembrando bastante um ambiente da década de 80, que para muitos "tiozões" como eu, foi uma das épocas de ouro e de boa infância. O jogo possui diversas modalidades, mas a principal é como o esquema do clássico game Out Run, onde você tem que percorrer um caminho contra o relógio e cada fim de um trecho, há uma bifurcação onde você pode escolher o caminho que desejar, num total de 5 trajetos. Cada trajeto possui um cenário diferente lembrando paisagens do próprio game Out Run ou de cenários de países, tudo em pixel art.  Não dá para criticar os gráficos, pois é propositalmente feito para relembrar a época dos 16 bits, então, se você liga para gráficos atuais, esqueça esse jogo.


Aqui, é fundamental fazer as derrapagens em todas as curvas par conseguir ter estabilidade e aderência na pista, onde muitas vezes, nem será preciso desacelerar durante a curva. Um botão para acelerar, outro para brecar e a combinação entre breque e acelerador em seguida durante uma curva, faz o carro derrapar conforme sua direção; porém você pode habilitar a derrapagem automática para não precisar ficar trocando toda hora breque com acelerador, que por sinal, fica mais fácil de se jogar. Aqui o desenvolvedor criou a ferramenta de "rebobinar" por 5 segundos, se você errou ou capotou, para corrigir o trecho, mas só pode utilizar esse "cheat" intervalos pré-determinados (não adianta abusar desse recurso a todo instante). O legal é que o efeito de rebobinar lembra como se fosse rebobinar fita VHS, com chuviscos e tudo. Até o "game over" também faz a tela entrar em modo chuvisco gradativamente. Portanto, a jogabilidade é boa e simples, para quem curte games de corrida estilo arcade mesmo.


O áudio é eficiente com trilha sonora inspirada nos clássicos dos anos 80, porém o que pode incomodar alguns jogadores, é que entre uma faixa e outra, a trilha fica muda por alguns instantes, mas talvez seja um detalhe que muitos nem liguem. Eu, particularmente, curto deixar a trilha mais alta do que os barulhos do carro, como no Out Run. 


Para um jogo que não precise de muito tempo de jogatina, servindo mais para um game rápido de curtição como jogos de arcade, Slipstream é uma boa pedida, principalmente para os fãs da época do Mega Drive e do SNES. Na Steam está custando uns 19 reais, mas pode aguardar uma boa promoção/desconto que volte e meia a plataforma fornece. Quem curtiu Out Run e o recente Horizon Chase Turbo, acho que vale a pena dar uma chance em Slipstream.






2 comentários:

  1. Jogo de corrida tem que ter musica boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As músicas são boas, relembrando anos 80, mas não são marcantes como foram em Out Run.

      Excluir