11 de abr. de 2017

Game: The King of Fighters '98 - Ultimate Match Final Edition (Steam)


A febre The King of Fighters foi um marco na era de ouro dos jogos de luta, mais precisamente nos anos 90 e início dos anos 2000, quando tinha bastante opções de games estilo "fighting vs", desde os tradicionais Street Fighter series, Mortal Kombat series e vários games de luta que tinham mesclagem 3D como Tekken series e Soul Calibur series. Mas, para mim, TKoF foi o mais carismático de todos, mesmo não sendo o mais popular. Dessa vez, deixo aqui, uma pitada de escrita da versão TKoF 98 para Steam.

Essa versão 98 para Steam reúne todos os lutadores desde as versões 94 até 98, como um kit específico para a plataforma mais famosa dos PCs. Tanto que até a abertura fora incrementada com os lutadores que não apareciam no TKoF 98 original dos fliperamas, como o trio dos chefes(de KoF 96), o ninja Eiji Kisaragi e o pai de Kyo (os dois de KoF 95), entre outros. E como todas outras versões que vieram, nesta também dá para lutar solo, completar objetivos específicos de golpes e jogar online, porém, jogar online atualmente está bem complicado, pois é um game já bem defasado e muita gente não o joga mais. O grande destaque mesmo é a inclusão de TODOS jogadores e suas versões variadas até a versão 98 sem precisar por códigos, basta apenas deixar apertado botão "start" para mudar para a versão alternativa do lutador. E como a versão 98 é a chamado "The Slugfest", não há qualquer história e sim um tipo de spin off reunindo toda turma como se fosse numa "festa" de arromba.


A jogabilidade deu uma leve melhorada em relação ao jogo original dos fliperamas, mas aqui, um bom controle analógico é necessário para realizar certos golpes especiais que envolvam fazer tipo "duas meias luas pra trás" ou mesmo criar super combos, mas o ideal sempre será ter um controle arcade. Graficamente falando, se nota nitidamente os pixels grandes nos personagens, pois não houve uma renderização expressiva para as configurações atuais, mas isso é proposital para se criar o efeito nostalgia do jogo, além de que a tela fica em 4:3, que era a configuração original da época e não nos atuais 16:9. E o som não mudou em praticamente nada, mas as músicas deram uma boa melhorada em alguns trechos de trilhas sonoras de alguns times.


Acredito que esta versão do TKoF 98 para Steam seja um dos melhores atualmente. Para quem não tem um console da geração atual ou geração anterior, esta talvez seja a melhor conversão se quiser matar a saudade da melhor época de The King of Fighters, na minha opinião, que é a 94 ~ 98.




2 comentários:

  1. Se eu achar esse pra comprar na psn eu pego. Você sempre fala nesse jogo de 98. Mas eo acho que não tem essa edição lá. Acabei pegando a XIII esses dias que parece ser a ultima em 2D.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei também a XIII, mas ainda não joguei. Peguei também a 2002 Unlimited Match e já joguei um pouco. Mas pelo carismas dos personagens e histórias, a saga Orochi 94~98 é melhor que a saga Nest 99~2002. O XII em diante mudou drasticamente as animações e gráficos mais renderizados em 3D com jogabilidade 2D.

      Excluir